quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Conquistas - O Início de uma nova trajetória trilhada com Fé e Perseverança

Inicialmente gostaria de pedir desculpas aos leitores deste singelo blog, pois há dias que não posto nada. No entanto, agradeço aos que me indagaram o porquê de não mais ter publicado qualquer matéria. Isso demonstra que este blog é diariamente visitado, revelando assim o prestígio e a confiança depositada pelo amigos e colegas visitantes.

"Para realizar grandes conquistas, devemos não apenas agir, mas também sonhar; não apenas planejar, mas também acreditar." (Anatole France).

É com essa frase do ilustre escritor francês Jacques Anatole François Thibault que começo a postagem de hoje.

Conquistas. A palavra-chave para o inicio de uma nova trajetória! A palavra conquista deveria ser a ultima a estar exposta na sequência dos atos da vida, pois releva o final do trajeto percorrido. Todavia, propositalmente ela está no começo. A primeira conquista significativa do ser humano é nascer com vida, a dádiva mais importante de Deus.

Particularmente, prestando uma homenagem não a mim, mas à minha familia, amigos, mestres e demais que contribuiram para a minha formação, vou falar aqui da trajetória que implicou nessa conquista tão comemorada, e que com a ajuda de Deus, será apenas, mais uma das vitórias que vem pela frente.

Foi há quase 6 (seis) anos atrás que consegui a aprovação no Exame Nacional do Ensino Médio-ENEM, onde fui concorrer à uma das vagas para o curso de direito oferecido pela Faculdade Piauiense em Parnaíba/PI. Graças a Deus, consegui o 1º lugar na seleção e obtive o benefício de uma bolsa integral de estudos pelo Programa PROUNI do Governo Federal.

Paralelamente havia sido aprovado para o curso de Engenharia Agrônoma na Universidade Estadual do Piauí. Surgiu então a dúvida: qual curso escolher? Eu não tinha a mínima noção acerca de ambas as profissões.

Agronomia: A minha primeira e única "experiência" com a agronomia foi com o ilustre professor da Escola Estadual de Ensino Médio Mons. Carneiro, Seu Messias, na Horta Comunitária da mesma escola. Lá, vários alunos assim como eu, mantinhamos contato com a terra, cultivando-a com hortaliças que serviam de complemento para a merenda dos alunos. Foi uma ótima experiencia, rendeu muito mais que cebolas, tomates etc. Rendeu grandes amizades que até hoje cultivo no coração.

Direito: Não me recordo de outro momento de contato com o direito que não a inesquecível disciplina de historia ministrada pelo grande amigo e professor Francisco Mota Alexandre, mais conhecido como Chiquinho, quando estudei no ensino médio da Escola Mons. Carneiro. Em uma de suas aulas, o professor, que sempre foi um grande inovador, resolver simular um júri onde seria discutida a Doutrina Protestante. O meu amigo Franceli, até hoje evangélico, foi escolhido como advogado da doutrina. E Karina foi escolhida como promotora, a qual teve a incumbência de apontar as falhas da doutrina Protestante. Eu fui escolhido Juiz. Pasmem, mas o resultado do júri foi o empate! Foi emocionante!

Mas voltando aqui para o que interessa: resolvi escolher o curso de direito e comecei a estudar. No ínício tive muita dificuldade, pois a linguagem dos livros juridicos, tradicionalmente é muito rebuscada. Além dessas dificuldades, a que mais me tormentou foi a finaceira. Na maioria das vezes, nos finais de semana, eu ia pra saída da cidade esperar uma carona pra Chaval, pois sabia que deveria economizar aquele dinheiro. Mas graças a Deus eu consegui superar os obstaculos. Passei 4 (quatro) anos da minha vida naquele espaço que jamais vou esquecer, pois foi lá onde encontrei não apenas amigos, mas irmãos: Junior Portela, Sharon, Francisco Regiane, Esaú, Marcos Lima, Magda, Bruna, Genésio e tantos outros. 

Faltando um ano para a conclusão do meu curso de direito, conquistei a mulher da minha vida: Aline.  Aquele momento era de muita tensão, pois a mesma estava prestes a terminar uma missão árdua para retornar à capital do estado e retomar os estudos. Naquele momento eu não tive dúvidas que não deveria deixá-la ir, pois levaria um pedaço muito grande de mim. Assim como nas palavras de Khali Gibran: "Quando o amor vier ter convosco, Segura-o embora os seus caminhos sejam árduos e sinuosos. E quando as suas asas vos envolverem, abraçai-o (...)" Hoje estamos de casamento marcado para dezembro deste ano de 2010.

Mudei-me para Fortaleza/CE em busca de trabalho e concluir os estudos.Consegui emprego e graças a Deus me mantive na capital até hoje. Consegui me formar em direito, sendo a colação de grau no dia 12 de agosto de 2010, onde contei com a presença da minha familia e dos meus amigos. Fiz o Exame da Ordem dos Advogados e fui aprovado na 1º Fase, todavia, reprovado na 2º Fase por apenas 0,5. Naquele momento eu pensei somente que os 5 (cinco) anos de estudos, dificultades e labuta não seriam postergados por tão pouco. 

Pedi a reavaliação da prova e argumentei vários pontos incoerentes. Mais uma vez, Graças a Deus consegui êxito e fui aprovado. Hoje estou providenciando minha inscrição nos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil para iniciar mais uma trajetória que, com fé em Deus, será de sucesso. Foi o fim de uma etapa e o inicio de um futuro que, embora incerto, será trilhado com força, e como diz o meu amigo Jaime Veras em seu Msn Messenger: Fé e Perseverança - PARABÉNS UMBELINO!

Obrigado a todos pelo apoio, a torcida, a confiança e as orações.

JORGE UMBELINO


2 comentários:

  1. DOUTOR JORGE UMBELINO, meus Parabéns. Sem demagogia, você sabe que não sou afeito a tal coisa, mas fiquei com as 'beiras meladas', ao ler essa matéria, a uma, por tomar conhecimento do resultado que você conseguiu e a duas, por saber quão duro e penoso é o caminho de um jovem de origem desprovida de recursos financeiros como a sua e que honestamente reluta em conseguir resultados honrosos na vida. Você sim, é um exemplo meu caro, quiçá os jovens de nossa cidade mirassem no seu feito. PA-RA-BENS, meu grande amigo e você mais que ninguém merece e deve comemorar esse resultado, das minhas ultimas palavras até estas, imaginava, quando diariamente visitava seu blog e via a ausência de novas postagens, _ o Jorge, está recluso e precisa disso e é um direito dele. Todo homem tem o direito de vivenciar seus momentos, sejam eles quais forem. Resumindo..., seu wisque tá garantido aqui

    ResponderExcluir
  2. Querido amigo Jorge,
    Muito emocionante sua trajetória de vida, fico feliz de fazer parte dela e ser sua amiga. Parabens pela OAB, te desejo muito sucesso!!

    Um grande abraço da amiga que tem um carinho enorme por você.

    Sharon Machado

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog