segunda-feira, 17 de maio de 2010

POLICIA CIVIL DO PIAUÍ CUMPRIU MANDADO DE PRISÃO DE HOMEM ACUSADO DE EXTORSÃO EM ESQUEMA "VENDA DE SENTENÇAS"

A Polícia Civil, através da CICO (Comissão Investigadora e de Combate ao Crime Organizado), divulgou algumas das filmagens que flagram Raimundo Clécio Falcão Graça, 58 anos, preso acusado de tentar extorquir o médico Raimundo José Martins de Sousa, para "facilitar" um processo junto ao Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI).

Ele usava nomes de magistrados e dizia ser 'influente' no Tribunal de Justiça. Disse que queria dinheiro para garantir que haveria uma decisão favorável ao seu cliente. A vítima decidiu marcar com o acusado dentro do seu consultório e denunciou à Polícia, que gravou tudo. A Comissão que Investiga e Combate o Crime Organizado (CICO) instalou câmeras escondidas no consultório, gravando mais de uma hora de conversa, o que comprovou a extorsão.

Raimundo Clécio recebeu dinheiro da vítima ao prometer que ajuizaria decisões no caso através de influências que supostamente possui dentro TJ-PI. O acusado foi preso na saída do consultório médico. Junto com ele, foi apreendida a quantia de R$ 4 mil em quatro blocos de notas de R$ 100. No momento da abordagem, o acusado teria alegado que o dinheiro que recebeu seria por serviços que iria prestar ao cliente, mas não conseguiu certificar ou convencer a polícia sobre a seguridade do tipo dos serviços.

O acusado foi encaminhado para uma das celas da CICO e foi autuado em flagrantee pelo crime de exploração de prestígio.Raimundo Clécio admitiu que não é advogado e nem tem registro na OAB, mas "exerce a advocacia". Os delegados Danilo Melo e Carlos César Camelo, da CICO, informaram que a vítima havia procurado a polícia, denunciando que o acusado alegaria prestígio junto a desembargadores do Tribunal de Justiça. Os nomes utilizados por Raimundo Clécio poderiam existir realmente, mas não haveria conhecimento por parte dos verdadeiros magistrados.

TUDO GRAVADO

Dentre as gravações, percebe-se o quanto Raimundo Clécio garante ser "influente". Ele disse, dentre outras, que conhece muitos "homens que usam saia preta", referindo-se às roupas usadas pelos juízes e magistrados durante as sessões no TJ-PI. "Eu me garanto", diz ele durante a tentativa de extorsão flagrada pela Polícia. Quando saia da prisão, disse que iria apenas "resolver um negócio" e que estava com um dinheiro para tanto. Imediatamente os policiais decretaram a sua prisão, informando: "Nos acompanhe. Você está preso". Raimundo Clécio já prestou depoimento acompanhado de advogados.

TJ-PI ESCLARECE

A Presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí informa à sociedade piauiense, no que toca à notícia da prisão de suposto intermediador da venda de sentenças, que, em primeiro lugar, a pessoa presa, Raimundo Clécio Falcão Graça, não é servidor do Poder Judiciário, efetivo ou comissionado. Cumpre informar, também e principalmente, que, quanto à notícia em si, o Tribunal de Justiça, como sempre tem feito, adotará as providências necessárias para deslinde do caso, já havendo o Juiz Auxiliar da Presidência, cumprindo determinação nossa, deslocado-se até a Comissão do Crime Organizado, hoje pela manhã, para comunicar o total interesse do TJ na integral apuração dos fatos e pedir que os indícios de eventual participação de Magistrado sejam encaminhados ao Tribunal de Justiça, para os fins devidos. O Tribunal de Justiça não aceita ilegalidades e não se omite, como nunca se omitiu, em seus deveres e obrigações, não se furtando a, quando necessário, tomar as mais duras medidas cabíveis
Fonte: 180 graus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog