sexta-feira, 30 de abril de 2010

OS PADRES E A PEDOFILIA: DESEMBARGADOR PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO DISCUTE SOBRE ASSUNTO


"DECLARAÇÃO POLÊMICA DO DESEMBARGADOR PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO INCOMODA REPRESENTANTES DA IGREJA CATÓLICA"

O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) cometeu ontem uma gafe ao relacionar casos de pedofilia com a Igreja Católica. O desembargador Antonio Carlos Viana Santos afirmou que muitas vítimas não prestam queixa do crime com medo de ficarem estigmatizadas e poderem ser chamadas de "comida de padre".
Ele deu a declaração no evento de lançamento do Fórum Internacional de Justiça, encontro com delegações de quase 50 países, que ocorrerá em São Paulo de 13 a 15 de maio. Entre os temas que serão discutidos estão a adoção internacional de crianças, a corrupção na medicina, tráfico de pessoas e formas de combate à pedofilia.

O desembargador fez o comentário ao citar as dificuldades que fazem investigações de casos de pedofilia não avançarem. "A vítima, psicologicamente, se retrai. Então, sem o testemunho dela, que é o começo de tudo, não há nada", disse Viana Santos. "Desculpe o termo, são todos maiores. Eu sei que vai para o ar, mas eu sou assim. Já imaginou numa cidade aí de uns cem mil habitantes: Ah, aquele lá é comida de padre? Já imaginou como é que fica na cidade? Então ele se retrai, se esconde", afirmou.

Reação


A Igreja Católica reagiu às declarações do desembargador, feitas em um momento em que surgem acusações contra a entidade. "A Igreja quer que se rompa o silêncio desse crime, seja por parte de padres, da família ou de qualquer membro da sociedade", disse Antônio Aparecido Pereira, o padre Cido, vigário episcopal de Comunicação da Arquidiocese de São Paulo. "A frase é um grande preconceito. E mostra total desconhecimento do trabalho feito pela Igreja." As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Um comentário:

  1. O Desembargador pegou pesado. É verdade que as denúncias desses crimes tem tomado grande espaço na mídia, até porque nunca se espera atitudes dessa natureza de uma pessoa que prega o amor, a fé e a caridade. Mas isso não quer dizer que toda a Igreja esteja condenada, até porque esses crimes não acontecem apenas na Igreja Católica. A Igreja Católica está sendo muito focada, porque sabem os acusadores que ela, a Igreja, tem recursos financeiros pra indenizá-los. Longe de mim querer inocentar pedófilos, mas isso aí está parecendo aquelas ações contra o Michael Jackson, que ao final foram desqualificadas ou denunciadas como inverídicas, com o objetivo de estorquir dinheiro. Noutro aspecto, imaginar que um rapagão de 17 anos, que tem relações com um velhinho de 65/70 anos, me parece mais um crime contra o ancião. Se não for uma relação homosexual, aí descamba pra outra área, prostituição. Contudo, acho que o Exmo Desembargador pisou na bola, quiz pegar carona na onda, quiz surfar na mídia.

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog