quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

A Precariedade do Transporte Escolar de Chaval/CE


Assisti a uma reportagem sobre a situação do Transporte Escolar no Brasil recentemente no programa global de domingo, O "Fantástico". Foi realizado um verdadeiro Raio X do transporte de alunos no Brasil e o que se concluiu foi que a situação é precária.

Mas partindo para o que nos interessa, vamos debater um pouco sobre o Transporte Escolar do nosso Município de Chaval/CE. Seguem alguns questionamentos:

Será que o transporte escolar do nosso município é satisfatório? Graças a Deus eu nunca precisei me locomover no transporte escolar de Chaval/Ce, pois sempre residi na sede do município e pra chegar até a escolar onde estudava, eu fazia o percurso a pé ou de bicicleta. Todavia, sempre tive uma indignação com o transporte dos colegas da zona rural. 

Até hoje é comum observar os alunos da zona rural chegarem em cima de paus-de-arara, caminhões com bancos de madeira, sem qualquer segurança e ainda por cima, cobertos da poeira vermelha da piçarra.

E quanto às normas de tráfego e segurança previstas na legislação? Será que são cumpridas pela Administração Pública? A resposta é clara e simples: NÃO!  

Meus amigos, para se transportar alunos, o veículo deve ser fechado, podendo ser microônibus, ônibus, vans etc. e apropriado com cintos de segurança em número correspondente à quantidade de assentos; deve possuir extintor de incêncio; faixa amarela de 40 cm (quarenta centímetros) na lateral do veículo com indicações de transporte escolar em letras pretas; deve ainda possuir Tacógrafo para medir e registrar a velocidade e por fim, passar por inspeção semestralmente.

Além disso, o condutor tem que ser habilitado na categoria D, ter no mínimo 21 (vinte e um) anos, possuir curso de capacitação em condução de veiculos destinados ao transporte escolar pelo DETRAN e nunca ter cometido uma infração grave ou gravíssima.

É meus amigos, eu sei que muita gente nem tinha noção dessas exigências. A falta de conhecimento é que leva o cidadão a não reivindicar seus direitos. 

Há muito tempo que algumas pessoas mais esclarecidas lutam para melhorar o transporte escolar em nossa cidade. Teve até vereador que quase apanhou por estar fazendo o seu trabalho, que é o de fiscalizar também o transporte escolar.

No entanto, a coletividade ganhou um aliado muito forte, representante de uma das instituções mais importantes do país. O Ministério Público. O Dr. Franke, Promotor de Justiça da Comarca de Chaval/Ce, avocou para si a árdua missão de "consertar" o transporte escolar de nossa cidade. Louvável demais a atitude do nobre promotor.

Porém, eu, particularmente, sou meio descrente que essa administração queria realmente melhorar a situação para os alunos. Mas será que é por falta de dinheiro? Vamos ver:

A Prefeitura de Chaval/CE gastou somente em 2010 a quantia de R$ 346.748,00 (trezentos e quarenta e seis, setecentos e quarenta e oito reais) só em locações de D20's e caminhões para transportar os alunos.

Dividindo esse valor em 12 (doze) meses, chegamos a quantia de R$ 28.895,00 (vinte e oito mil, oitocentos e noventa e cinco reais) por mês só de locação.

Esses dados eu retirei do Portal da Transparência do Tribunal de Contas, mas acredito que esse valor esteja bem abaixo que o realmente gasto pela Prefeitura. Mas vamos considerar que seja mais ou menos esse valor mesmo.

Quase 29 MIL reais é um "bocado" de dinheiro gasto por mês! Será que dividindo esse valor em parcelas dava pra comprar algum veículo decente para a Prefeitura transportar os alunos? Eu acredito que sim.

Ocorre caros leitores, que isso não acontece porque não é a intenção dos administradores públicos. A real intenção deles é alugar os carros dos aliados políticos deles para beneficiá-los sem ao menos se importar com a segurança dos alunos da rede pública. 

Se alguem lembrar da campanha da atual prefeita, vai lembrar também que a maioria desses carros locados para a prefeitura estavam fazendo parte das carreatas e comícios. É bem simples: o interesse pessoal é mais importante que qualquer coisa! E o interesse do povo? Isso a gente não precisa nem falar!

2 comentários:

  1. Parabens nobre advogado por entrar no time daqueles que querem o melhor pra Chaval, eu Particularmente já fiz várias materias a respeito do assunto, inclusive esta foto postada na sua materia, foi publicada em um dos meus reclames em favor dos alunos da zona rural. Este carro é da localidade de Carneiro. Mais o pior você não citou ilustre, sabia que a maioria dos motoristas de D-20 e D-10, não possuem habilitação? Mais o caso mais inusitado foi de um condutor da localidade de Nova Olinda, que estava aprendendo a dirigir conduzindo alunos em sua D-10 recem adquerida, é que suspeitamos. É mole ou quer mais?

    ResponderExcluir
  2. parabéns,jorge Uberlino por denunciar as falcatruas desse país de corruptos.
    Somos de estados diferentes mais mais porém de um mesmo "país"

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog