sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Ministerio Público tenta processar Arruda e encontra obstáculo na lei. STF nega liminar ao Ministerio Público e Arruda fica provisariamente impune!

A Procuradoria Geral da República ajuizou Ação Direta de Inconstitucionalidade no STF para questionar o artigo 60, XXIII da Lei Orgânica do Distrito Federal. O referido dispositivo prevê que para a instauração de ação penal contra o governador do DF é necessária a autorização de 2/3 dos Deputados Distritais. Para o Procurador Geral da República o artigo é totalmente inconstitucional, pois fere diretamente os princípios da separação dos poderes e da inafastabilidade da tutela jurisdicional.

O Procurador Geral requereu então, medida liminar para suspender a eficácia do artigo 60, XXII da Lei Orgânica do Distrito Federal, pois acredita que com a plena eficácia do artigo, será muito difícil se instaurar uma ação penal contra Arruda, acusado de diversos crimes contra a administração pública, tendo em vista os acordos políticos que podem ser feitos na casa legislativa.

O processo foi distribuído ao Exmo. Ministro Dias Toffoli, recém chegado ao Supremo que já despachou no sentido de não apreciar o pedido liminar do Procurador Geral da República, pois requisitará informações à Câmara do DF e abrirá vistas do processo à Advocacia Geral da União e a PGR. Após isto, deverá encaminhar o processo a julgamento pelo Plenário do Supremo Tribunal Federal.

JORGE UMBELINO: Primeiramente cabe esclarecer que a competência para julgar o Governado do DF José Roberto Arruda pelos supostos crimes imputados a ele é do Superior Tribunal de Justiça, por força do artigo 105, I da Constituição Federal. O Supremo Tribunal Federal julgará a ADIN proposta pela Procuradoria Geral da República que tem por objetivo excluir do ordenamento jurídico o artigo 60, XXII da Lei Orgânica do DF, pois tal artigo é obstáculo ao Ministério Público para processar criminalmente o governador.

Não sei se por sorte ou por azar, o processo caiu nas mãos do ministro novato do STF, Ministro Dias Tofolli. Só sei que ele resolveu “jogar a batata quente” para os demais membros do STF se eximindo de apreciar a liminar nesse momento. Caso o ministro concedesse a liminar requerida pelo Procurador Geral, deveria suspender a validade do artigo 60, XXII da Lei Orgânica do DF conseqüentemente autorizando a instauração de processo criminal contra o governador, se negasse a liminar, estaria, embora que provisoriamente, não autorizando o processo contra Arruda.

Só podemos concluir uma coisa neste momento, que pelo menos até o ano que vem, Arruda estará no pleno exercício de seu cargo público, pois a Câmara dos Deputados do Distrito Federal, competente para julgar o impeachment do governador, já entrou em recesso, e o Judiciário entrará logo mais. Desta forma, nem o Ministério Público poderá processar nem pedir a prisão do governador, muito menos a Câmara Federal poderá cassá-lo pelos crimes imputados.

Um comentário:

  1. Infelizmente é assim que funciona, mais já pensou se não tivessemos direito ao contreaditório? Será que a justiça teria a mesma credibilidade? Acho que não caro amigo. Não concordo que este cabra continue distribuindo panetone e nos fazendo de palhaços, mais tambem, sou contra o rito sumario. Mais se livrar das brincadeira seu arruda e sua gangue com certeza não vai livrar, eu fiz a minha parte, ai está:

    MENSALÃO DISTRITAL (Satirizando)

    Mais uma vez em Brasília
    A policia está na trilha,
    De um bando de salafrários,
    Que afundaram a mão
    Distribuindo mensalão
    À custa do nosso erário.

    A boca miúda se diz
    Que o chefe é o tal Roriz,
    E também o seu Arruda,
    Que vêm pagando merreca
    Pra colocarem na cueca
    Pra ver se a coisa não muda.

    Em uma festa de gala
    Colocaram cem mil na mala,
    O cretino ainda ordenou,
    Como a bandidagem esta rasa
    Entreguem na minha casa
    A mala com este valor.

    Vejam o tamanho da cruz
    Bandido agradece a Jesus,
    E pede perdão pelas falhas,
    Eles deviam primeiro
    Devolverem aquele dinheiro
    E deixarem de ser canalhas.

    O presidente da Câmara
    Também envolvido na trama,
    Inventou que estava doente
    Como idiota não pensa
    Tirou logo uma licença
    E saiu pela tangente.

    Vão caçar o governador
    Será mesmo seu Doutor?
    Ele vai zoar mais que matraca,
    Quando os ilustres deputados
    Que por ele foram aliciados
    Expulsarem-lhe do democrata.

    Talvez não seja bem assim,
    Mais a imagem do gordim,
    Com cara de garoto sapeca,
    Mostrava-o fazendo salseiro
    Com todo aquele dinheiro
    Enfiando na sua cueca.

    Acho que não foi equivoco
    Estavam fazendo bico,
    A imagem é bem real,
    Agora nos resta confiar
    No trabalho exemplar
    Da Policia Federal.

    Vê-se cada coisa em nosso País, que um escândalo de corrupção nesta proporção, não nos assusta mais, porem nos deixa revoltados e indignados, porque enquanto meia dúzia de ladrões vagabundos se locupleta e enriquece ilicitamente à custa do erário público, falta saúde, educação, moradia, salário justo para os aposentados, segurança pública, etc. Isto é vergonhoso. Dar vontade de sair gritando bem alto, Laaaaaaaaaaaaaaadrões...
    O que não dá pra rir, da pra chorar.

    Poeta: Joaquim da Rocha.
    Chaval-Ceará.

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog