segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Processo Virtual - STJ lançará o Processômetro. Entenda o que é!

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) lançará até o final de janeiro, no seu site, um “processômetro”, sistema de informática que permitirá a visualização em tempo real de todos os processos que entrarem no Tribunal em formato eletrônico. O sistema, totalmente desenvolvido por técnicos da Casa, consiste num modo de informar ao público o tempo de tramitação de cada processo e o andamento do trabalho de digitalização, que se encontra em vias de ser concluído – dentro da proposta de ampliar, cada vez mais, a transparência das atividades realizadas pelo tribunal junto aos cidadãos brasileiros.

A expectativa é de que, a partir de março, o STJ passe a ser o primeiro tribunal superior do mundo totalmente virtualizado. Sendo assim, o processômetro, de acordo com informações da sua secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação, consistirá numa forma mais dinâmica de divulgar para a população como anda a celeridade dos julgamentos e a qualidade do trabalho realizado. O sistema, por consistir num software livre, pode ser utilizado normalmente por qualquer outro tribunal que deseje implementar o mesmo tipo de aplicativo e não implica em custos, já que é resultado de trabalho de equipe da Casa.

O projeto de digitalização do STJ, intitulado “Justiça na Era Virtual”, foi o grande agraciado com o Prêmio Innovare deste ano (voltado para a divulgação de trabalhos que representem boas práticas no âmbito do Judiciário brasileiro). Tem como meta a extinção completa do processo em formato impresso dentro do tribunal, trabalho que vem sendo realizado desde janeiro de 2009, com serviços de digitalização, conferência entre processos digitalizados e físicos (ainda em papel) e indexação de tais documentos.

O projeto também se destaca por ser uma iniciativa de inclusão social, uma vez que a digitalização está sendo realizada por mais de 200 deficientes auditivos por meio de parceria com entidades de apoio a pessoas com deficiências. O que permitiu, a essas pessoas, a chance de conseguirem seus primeiros empregos.

Além da digitalização propriamente, o tribunal colocou à disposição dos usuários uma cesta de serviços eletrônicos, o e-STJ, para que as partes, advogados ou representantes de entidades públicas possam realizar os atos processuais e a leitura dos processos a partir de seus computadores, sem necessidade de deslocamento até a sede do tribunal, em qualquer dia ou horário. De acordo com o presidente do STJ, ministro Cesar Asfor Rocha, também o autor do projeto, a digitalização é importantíssima para a celeridade e, em conseqüência, para o futuro do Judiciário brasileiro. “Dessa forma, ganha o STJ, a Justiça brasileira, o Judiciário como um todo e, principalmente, os cidadãos”, enfatizou.

JORGE UMBELINO: O Presidente do STJ, o ministro cearense Cesar Asfor Rocha merece os parabéns de toda a sociedade brasileira, pois sua iniciativa ficará para a historia não só do Brasil, mas do mundo.

A virtualização dos processos pelo menos no ambito da Justiça Federal nos Estados há algum tempo já está funcionando. No Ceará, por exemplo, temos o sistema Creta dos Juizados Especiais Federais onde todo o processo é virtual. Todos atos processuais são realizados por meio de processamento eletrônico, exceto as realização de audiencias.

Um comentário:

  1. MEU AMIGO JORGINHO, ESTE CESAR ASFOR ROCHA É ROCHA MESMO, ELE É O CARA LÁ EM CIMA, PARABENS A VOCÊ PELA INICIATIVA DE PÚBLICAR UMA MATERIA DE TANTO INTERESSE DO CIDADÃO. COMO VOCÊ É CONHECEDOR E DE INTERESSE GERAL TODO PROCESSO PUBLICO EM TRAMITAÇÃO, E, COM ESTAS FACILIDADES COM CERTEZA VAMOS ACOMPANHAR OS PROCESSOS DE NOSSOS INTERESSES MAIS DE PERTO. UM ABRAÇO E FELIZ ANO NOVO AMIGO. TÔ PENSANDO ATÉ EM PASSAR ESTA SUA MATERIA PARA O MEU BLOG E PEDIR PARA O ANTONIO FRANCISCO DE BARROQUINHA TAMBEM PUBLICAR.

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog